Dicas,  Patinete Elétrico

Patinete Elétrico: Riscos e Vantagens

Em um mundo cada dia mais competitivo e agitado, a busca por soluções de mobilidade urbana nos grandes centros é cada vez maior. Uma boa solução para esse grande dilema moderno, é o patinete elétrico.

Mas uma dúvida ainda persiste na cabeça de quem cogita adquirir um patinete elétrico: Que riscos eu corro e quais vantagens vou ter? E isso vai depender da necessidade de cada pessoa.

No Brasil ainda não há lei específica sobre o uso do patinete elétrico e nem orientação sobre a qualidade dos produtos ofertados. Isso é um dos principais riscos, já que, se não há legislação, não há inspeção. Então, é muito importante que na hora de comprar o seu patinete elétrico você analise bem o material, a estrutura e a qualidade das peças, para não correr riscos desnecessários.

Mas esse texto é para mostrar as vantagens e os riscos, então vamos ao que interessa:

VANTAGENS

Mobilidade: Muita gente que mora perto do trabalho, mas não o suficiente para ir a pé, acaba sofrendo com os longos congestionamentos e a demora para chegar. Com o patinete esse tempo é encurtado e há a possibilidade de criar rotas alternativas, para fugir do caos do trânsito.

Economia: Usar transporte coletivo, veículo particular ou aplicativos, pode pesar no final do mês. Com o patinete esses custos não existem e você ainda vai apreciando a paisagem. Coloque na ponta do lápis.

RISCOS

Segurança: Não existe uma legislação específica para o uso dos patinetes elétricos e isso é um risco muito grande para que utiliza esse meio de transportes. Mesmo que você esteja sempre atento ao trânsito, algumas pessoas podem não estar. A solução é procurar rotas alternativas, lugares menos movimentados e fugir do caos.

Falta de locais específicos: No Brasil temos uma grande deficiência em relação a locais para deslocamentos de meios alternativos de mobilidades. Algumas cidades possuem ciclovias, ciclofaixas, mas ainda são insuficientes. Na maioria das vezes o condutor é obrigado a utilizar a calçada. Se for o seu caso, tenha cuidado, não ande em velocidade, pois isso pode causar acidentes e lembre-se, a preferência na calçada é sempre do pedestre.

Com essas dicas, cabe a você decidir se vai usar o patinete elétrico no seu dia a dia. Mas saiba que, tomando os cuidados necessários, você só tem a ganhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *