Dicas,  Patinete Elétrico

Como Escolher um Patinete Elétrico?

Leve, compacto, ágil e não poluente, o patinete elétrico têm sido uma opção para fugir dos grandes congestionamentos das cidades. Mas se você está interessado em comprar um, fique atento a essas dicas, para fazer uma boa escolha.

De um modo geral, os patinetes têm autonomia de bateria baixa, apenas 30km e diferente das bicicletas elétricas pedelecs, não é possível carrega-los durante o uso. Então, calcule a distância que será percorrida, incluindo a volta para saber se vai atender a sua necessidade.

Você pode complementar o trajeto com transporte público, pois existem modelos leves e dobráveis que podem ser carregados na mão. Esses modelos atingem uma velocidade de até 25km/h. Esses modelos são ideais para as cidades.

Caso necessite de um equipamento mais robusto, existem exemplares de 1000 a 1600W, que alcançam velocidades maiores e podem ser usados em diversos terrenos, como grama, areia, asfalto, etc. Esses modelos possuem bancos que dão mais conforto. Existem ainda os patinetes elétricos off road, que chegam a 45km/h e possuem pneus maiores.

O que diz a lei?

Outro fator decisivo na sua escolha, deve ser a lei vigente. Fique atento, pois as regras ainda mudam muito, por se tratar de um produto novo no mercado. Mas as principais e que provavelmente não irão mudar, são a exigência do uso de capacete e a velocidade máxima permitida, que é de 20km/h em ciclovias e ciclofaixas. Nas cidades que ainda é permitido o trânsito dos patinetes elétricos nas calçadas, a velocidade máxima é de 6km/h.

Agora, se você está cogitando comprar um patinete elétrico mais potente e robusto, verifique se ele não se enquadra na categoria de ciclomotores. Nesse caso você vai ter que desembolsar uma graninha a mais, porque será necessário habilitação ou licença para pilotar veículos ciclomotores, emplacamento e recolhimento de IPVA.

Independente da sua escolha, com certeza você não irá se arrepender de comprar um patinete elétrico. É garantia de liberdade, economia e diversão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *