Bicicleta Elétrica,  Dicas

Benefícios da Bicicleta Elétrica para Idosos

O Instituto de Saúde Global Barcelona (ISGlobal), realizou um trabalho que sugere que a bicicleta é o meio de transporte que mais beneficia a saúde das pessoas, mesmo comparada à caminhada. Além disso, a pesquisa diz que, pedalar aumenta o bem-estar, mantém a mente saudável e diminui a sensação de solidão.

Isso tudo já faz da bicicleta uma excelente aliada para idosos que queiram praticar alguma atividade física e se manterem saudáveis. Mas existem outros benefícios: pedalar exige aumento de energia e como consequência, o acréscimo na ingestão de alimentos, que proporciona um estado nutricional melhor por causa do consumo de nutrientes. Se o idoso tiver uma alimentação balanceada, andar de bicicleta constantemente, irá aumentar a massa muscular e diminuir a gordura corporal e isso é muito importante para o idoso, porque os músculos são responsáveis pelos movimentos e pela estabilidade do nosso corpo e quando envelhecemos, a tendência é que essas funções sejam comprometidas.

Ok, mesmo que o idoso tenha um certo condicionamento físico, a bicicleta assim mesmo pode ser um exercício pesado e difícil. A solução é investir em uma bicicleta elétrica da categoria pedelec.

Quais as vantagens da bicicleta elétrica pedelec?

Essa categoria é muito parecida com a bike normal, porém elas contam com um motor que ajuda a impulsionar o pedal. Isso não diminui o esforço de quem pedala, apenas contribui para que a pressão nos músculos e tendões não seja tão grande, ajuda nas subidas e nas descidas. Além disso, não há necessidade de habilitação ou custos com combustível e IPVA.

Mas tome cuidado!

Pedalar aos 60 anos ou aos 6 não é muito diferente, os cuidados devem ser os mesmo e o respeito às leis também. Porém, pessoas com mais idade tem reflexos e visão diminuídos e isso pode ser um risco para quem quiser enfrentar o trânsito das grandes cidades. Por isso, escolha sempre andar de bike em parques, ciclovias ou ruas calmas. Dessa forma você pode desfrutar de todos os benefícios de andar de bicicleta de forma segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *