Bicicleta Elétrica,  Dicas

O Que é Mobilidade Urbana e Seu Impacto nas Cidades.

No dicionário, o termo “mobilidade” tem o significado de:

Capacidade de se mover, facilidade de se mover”

Logo, o conceito do termo mobilidade urbana seria, a necessidade de dar fluidez, facilidade ao deslocamento das pessoas em uma cidade. Em tese muito bonito, na prática muito difícil.

Com o aumento populacional, as cidades perderam a capacidade de permitir que seus cidadãos se movimentem com qualidade. Problemas como a sobrecarga do espaço, limitação do fluxo, aumento do índice de acidentes, pouca oferta no trasporte público, são só a ponta do Iceberg.

Na contramão disso tudo, existe um movimento batizado de Mobilidade Urbana Sustentável”

Algumas práticas de mobilidade sustentável já são aplicadas no Brasil, como por exemplo, os ônibus limpos que utilizam combustíveis alternativos, transporte sobre trilhos e construção de ciclofaixas e ciclovias. Ainda há muito a ser feito, mas faltam incentivos e investimento, por isso algumas atitudes individuais podem ser tomadas.

Trocar o carro por uma bicicleta ou patinete, pode diminuir o tempo do percurso, livrar o usuário do congestionamento, diminuir os seus custos mensais e principalmente diminuir as emissões de CO2. Mas não deixe de tomar as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes.

É importante lembrar que a importância da mobilidade urbana é relevante não apenas para o bem estar dos cidadãos, mas também para o bom funcionamento das cidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *