Patinete Elétrico

DICAS SOBRE BICICLETA QUE TODO INICIANTE PRECISA SABER

Você acordou hoje, cheio de energia, pensando em mudar seus hábitos e decidiu: VOU COMPRAR UMA BICICLETA!

Nós te apoiamos muito nessa decisão, afinal o ciclismo é apaixonante, faz bem para saúde, para o bolso e para o planeta. Então se você decidiu comprar uma bicicleta nova, já comprou ou resgatou a sua que estava de lado, leia as nossas dicas de segurança antes de subir na bike e sair com os cabelos ao vento.

Use capacete: O principal erro de ciclista iniciantes é não usar capacete. Esse não é um item obrigatório por lei, mas faz parte dos itens básicos de qualquer ciclista. Ciclistas iniciantes já têm que lidar com a falta de equilíbrio, insegurança para andar no meio do trânsito, a falta de respeito dos motoristas, não precisa ficar correndo o risco de cair e ter um ferimento grave na cabeça, não é?

Altura do Selim: É muito comum que ciclistas iniciantes ajustem o selim para que os pés toquem o chão, porque assim se sentem mais seguros. Mas essa posição está errada.

O indicado é que ao sentar no banco da bicicleta, sua perna fique quase reta, isso vai fazer com que, enquanto você pedala, use toda a força das pernas.

Escureceu? Use a luz: A iluminação da bicicleta é muito importante para ciclistas que pedalam a noite. Ela faz com que o motorista consiga te ver de uma boa distância e tenha tempo de reação. O ideal é que as luzes pisquem, para chamar mais atenção. Na frente use luz branca e atrás vermelha, dessa forma o motorista sabe se você está indo ou vindo.

Sinalize sempre: Motoristas e pedestres não tem como prever o seu movimento, por isso use os braços para sinalizar toda vez que for fazer uma ação que te coloque em risco.

Sinalize com a mão esquerda a 90º quando for virar à esquerda ou com a direita se for pra direita. Quando for seguir em frente em um local onde os carros costumam virar, faça um sinal com a mão à 45º, pedindo para o motorista aguardar, e em todos os casos espere a reação do motorista, pra não se machucar.

Escolha a ciclovia: Sempre que possível utilize a ciclovia, ela é feita exclusivamente para o ciclista e sua magrela. Se não tiver ciclovia, opte por percursos com pouco movimento, e se não tiver outra opção, se mantenha no acostamento ou na pista da direita, não fique muito no canto, para não ser espremido pelos carros que tentam dividir a faixa com você.

Jamais ande na calçada, ela é destinada a pedestres, se for a única possibilidade, desça e siga empurrando a bicicleta.

Tenha um kit básico de manutenção: cedo ou tarde você vai estar pedalando bem tranquilo e um pneu da sua bicicleta vai furar. Mas se você tiver um kit básico com chaves, cola, remendo e polimento, em pouco tempo estará pronto para seguir em frente.

Dicas extras para o seu conforto:

  • Evite a desidratação, beba muita água;
  • Choveu? Não fique com os pés molhados, use galochas;
  • Roupas impermeáveis também ajudam nos dias de chuva;
  • No frio use luvas de dedo longo, as mãos ficam quentinhas e você não corre o risco de perder a direção da bicicleta;
  • Evite a “pizza” embaixo do braço e leve uma camisa extra;
  • No inverno use uma touca por baixo do capacete, você fica com o as orelhas quentinhas e evita a dor de ouvido.

Esperamos ter contribuído no início da sua trajetória como ciclista, mas não fique preocupado se não conseguir seguir arrisca todas as dicas, o que importa é você manter a disposição e aproveitar todos os benefícios que a bicicleta pode te oferecer.

Gostou do texto, quer acrescentar alguma dica? Compartilhe com seus amigos ou comente em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *